10. Escolas étnicas polonesas

Coordenadores: Adriano Malikoski (UCS) e Terciane Angela Luchese (USC)

A etnicidade é uma importante categoria conceitual de análise, enquanto delimitação de um processo cultural partilhado. (ERIKSEN 1993). Compreendemos que esta não é definida por conjunções biológicas e sim formada no desenvolvimento do processo histórico pelos grupos que possuem uma mesma comunhão de origem seja comunitária ou social. Poutignat e Streiff-Fenart (1998), afirmam que a etnicidade não é uma qualidade inerente ao pertencimento, adquirida no nascimento, é um processo contínuo de diferenciação entre grupos na interação social. As diferenças culturais são estabelecidas nas condições em que são atribuídas categorias de inclusão e exclusão. A etnicidade pensada como parte dos processos identitários humanos em dimensão histórica, é tema deste simpósio. Compreendemos que a etnicidade pode ser concebida como um processo de transformação das realidades humanas, com vistas aos estudos históricos e sociais. A partir da leitura pós-crítica, a cultura étnica tornou-se uma importante categoria de análise dos processos culturais, com desdobramentos permanentes na alçada das áreas sociais e humanas, que envolvem a configuração dos processos educativos numa perspectiva histórica. Essas pesquisas foram amplamente desenvolvidas sobre diferentes aspectos, privilegiando a compreensão da cultura étnica influenciando os sujeitos nas tomadas de decisões, na produção e na construção de seus processos socioculturais no cotidiano social. Neste sentido, a problemática deste simpósio é analisar como a etnicidade se processa na construção e elaboração dos fazeres escolares considerando os aspectos sociais e educacionais historiográficos. 1.2 OBJETIVOS • Analisar diferentes formas de organização e condução da etnicidade tendo como fonte os processos culturais da imigração polonesa e sua forma de organização de seu processo de escolarização numa perspectiva histórica • Promover o debate reflexivo sobre o entendimento de etnicidade e sua relação com os processos escolares. • Relacionar a construção dos processos identitários étnicos e os processos educativos nas culturas migrantes.