9. Multilinguismo e línguas minoritárias no Brasil

Coordenadoras: Loremi Loregian-Penkal (UNICENTRO/UFSC) e Luciane Trennephol da Costa (UNICENTRO)

Na condição de estudiosos das línguas e de suas variedades, confrontamo-nos, frequentemente, com os conceitos de Língua Minoritária/Minorizada; Língua Materna; Primeira Língua; Segunda Língua e Língua Estrangeira, entre outros, muitas vezes sem nos darmos conta de quão peculiares são esses termos e de quão específicas e não fáceis são suas definições. A eles estão ligados outros tantos conceitos e pressupostos, como a própria definição do que é língua e a reflexão metodológica do ensino de uma língua. Temos, no Brasil, situações peculiares de línguas de imigração (ou de Herança? Ou de Línguas Étnicas? Ou que recebem outra denominação?), que são faladas por determinados grupos de pessoas em determinadas comunidades no seu quotidiano. Há também controvérsia em relação à denominação que se dá às variedades linguísticas apresentadas pelas línguas minoritárias e/ou minorizadas, no que diz respeito ao seu status e no que diz respeito à sua relação com outras variedades linguísticas próximas/em contato, co-ocorrentes e/ou concorrentes. Diante de tal diversidade de termos e de línguas existentes no Brasil, o objetivo principal deste simpósio é discutir e problematizar questões múltiplas voltadas às línguas minoritárias e ao multilinguismo no Brasil e, de forma especial, no Paraná. Para tanto, serão aceitas pesquisas, concluídas ou em andamento, que abarquem questões e reflexões (linguísticas, históricas, arquitetônicas, pedagógicas etc) voltadas, especialmente, mas não só, ao Talian, ao Polonês e também a outras línguas eslavas e/ou minoritárias faladas/existentes no Brasil. Serão aceitos trabalhos desenvolvidos em qualquer vertente teórica.